terça-feira, 26 de junho de 2012

NT- Protetores Auriculares




O Algodão: é a opção mais barata e prática, mas deve ser usado somente em casos de emergência, pois não oferece uma proteção adequada. O algodão atenua discretamente o volume, principalmente as frequências agudas, mas o suficiente para evitar aquele chiado (zumbido ou tinnitus) após uma exposição ocasional, como um ensaio ou um show.


Silicone Maleável: são feitos, originalmente, para nadadores e são moldáveis. Proporcionam uma proteção adequada, atenuam mais as frequências agudas, definindo o ataque e filtrando a reverberação.


Tampões de Silicone (rígido): permitem um som mais natural que os protetores de espuma. São laváveis e reduzem até 12dB.


Tampões de espuma: são protetores cilíndricos ou cônicos em espuma sintética, usados em automobilismo. Basta comprimir a espuma, colocar no ouvido e deixar que ela volte a sua forma original, vedando assim o ouvido. É um ótimo protetor, mas filtra muito os agudos, modificando o equilíbrio das frequências. Reduzem até 30dB.


Tampões de Cera com Algodão: são similares acusticamente aos de espuma.


Abafadores (tipo headphones): parecem com fones e são muitos usados para prática de tiro, em aeroportos e nas indústrias. Reduzem entre 20 a 30 dB e proporcionam um som da bateria mais agradável.


***Principalmente para músicos profissionais, e em especial bateristas, o suo de protetores deveria ser um hábito. No início, a adaptação pode ser difícil, mas trata-se da saúde auditiva em longo prazo. (Dr. Gustavo Pifaia)


Revista: No tom – ano 6 – nº32






Nenhum comentário:

Postar um comentário